quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sacramento da Confirmação

O Sacramento da Confirmação é um passo muito importante na vida dos cristãos. É o sacramento que nós aceitamos receber para ser fermento no meio da massa. Foi assim que decorreu mais uma Eucaristia, no passado dia 23 de Maio, onde 101 jovens e adultos receberam este Sacramento. Deste grupo faziam parte alguns jovens do Movimento Shalom.


Testemunho

O Crisma acontece todos os anos, mas este ano foi especial, foi o meu CRISMA! :DAo início, o nervosismo afectou toda a gente, principalmente quem ia ler. Eu fui a primeira  a ler, apesar de ser uma frase para mim foi como se fosse um texto com duzentas palavras. O nervosismo estava-me a afectar por todos os lados, mãos e pernas. Sei que sou exagerada, mas se não tivesse ao pé do JP, do Cris e ao lado do Shalom (que nos estavam a apoiar), não sei se conseguiria fazer a minha tarefa, ler uma curta frase do acto penitencial.
Foi engraçado, que os grupos de catequese estavam todos separados (as várias paróquias estavam separadas), mas havia um banco de crismandos especial, aliás, muito especial, esse banco era constituído por jovens que se iam crismar, mas não estavam divididos pelos seus grupos de catequese.
Sabem porquê?
Porque esses crismandos faziam parte do Shalom.
São jovens muito unidos que não precisam de estar junto do seu grupo de catequese para se sentirem à vontade.
Eu também estava nesse banco, e confesso, ADOREI!!! :D 
Lemos, ouvimos, cantamos, sorriamos...!!! :D
Estávamos felizes! :D
Nunca duvidei que iria ser um dia especial, pois estávamos com Deus, Shalom, amigos, familiares, com o clero...
É um dia que eu vou guardar com muito carinho.
O Crisma acontece uma vez na vida, e atrevo-me a dizer que foi um dos momentos mais felizes da minha vida.
Havia pessoas que se admiravam a ver-nos cantar.
De facto, não percebo essa admiração...
Os cânticos eram lindos, alegres e cheios de ritmo! 
Deviam era ficar surpreendidos por aqueles que ficavam a olhar para o papel, aqueles que nem uma palavra soletraram. 
Para mim o Crisma passou rápido, num abrir e fechar de olhos já estávamos no cântico final...
A igreja estava linda! Estava cheia! Tinha tudo o que precisava para correr bem.
Agradeço a todas as pessoas que assistiram à cerimónia, em particular, ao grupo Shalom, aos membros do clero, à minha familia, aos meus amigos e a todos aqueles que não estavam presentes mas que nós sabemos que estavam a assistir.

Margarida Santos (Grupo de Pré Encontro de São Miguel da Sé)

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma grande celebração...uma enorme festa! Estão todos de Parabéns.

Anónimo disse...

Possa, ate fiquei emocionada com o testemunho da Margarida!!

Parabens a todos aqueles que contribuiram para que esta fosse, sem duvida, uma grande festa! :')


Guida (Sp Se)