quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mini-Grande Encontro

"vós sois o sal da terra. (...) vós sois a luz do mundo" Mt 5, 13-14


       Ser Cristão hoje: Testemunhar a Alegria, este foi o mote para o fim-de-semana do Mini - Grande Encontro, que decorreu nos dias 12, 13 e 14 de setembro na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Participaram neste encontro certa de 30 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. O encontro marcou o arranque deste novo ano pastoral. 
Durante estes dias foi-nos proposto explorar e debater este tema tão actual, que se aplica na nossa realidade, tendo sido incentivados a viver a alegria de ser Cristão. O que reflectimos ao longo deste fim-de-semana levou-nos a assumir um compromisso com Ele, respondendo afirmativamente ao Seu chamamento para futuros encontros, fazendo com que a comunhão, a partilha e a alegria estejam sempre presentes.
Sentimos ainda o apelo para concretizar uma vida de entrega ao outro, cuidando dele, atendendo às suas necessidades e fazendo-nos mais pequenos que o próximo. 
No final do encontro associámo-nos à comunidade na Eucaristia na Sé Co-catedral de São Miguel para em conjunto darmos graças a Deus pelo trabalho desenvolvido ao longo do fim-de-semana. Presidiu à celebração o Pe. Jorge Benfica da Comunidade Shalom, tendo co-celebrado o Pe. Nuno Folgado pároco da paróquia de São Miguel da Sé.
Esta foi também a Eucaristia de envio dos jovens da nossa diocese que são chamados a seguir o projeto de Cristo: Eq. Coordenadora Diocesana, a Eq. Coordenadora do Secretariado Paroquial de São Miguel da Sé, a Eq. Coordenadora do Secretariado Paroquial de Nossa Senhora de Fátima I e II e os animadores de Pré-encontro da Paroquia de São Miguel da Sé, animadores de Pré-encontro da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima e animadores de Pré-encontro da Paroquia de Oleiros.
Segue ainda o testemunho de duas jovens pertencentes ao Pré-encontro da Paróquia de Oleiros, que estiveram presentes no fim-de-semana.

Um forte abraço em Cristo, Shalom*


“A minha primeira experiência no Mini-Ge foi extremamente positiva, apesar de conhecer algumas pessoas do Convívio Nacional não tive muita oportunidade de os conhecer, por isso conheci-os melhor agora!
Espero que seja o primeiro de muitos, porque há uma entrega, amizade e uma alegria avassaladora. Obrigada à equipa de organização que no meu ver estava tudo muito bom e obrigada a todos pela forma como nos receberam (aos Pré-encontristas de Oleiros).
Beijinhos e adorei
Liliana Santos”

           “Este texto vai basear-se no que se passou no fim-de-semana 12, 13 e 14 de setembro, e eu só pude estar presente 12 e 13 por motivos pessoais. Vou ser bastante sincera não estava com grande vontade de ir, e só me apetecia descansar porque andava em puro stress, mas como não queria desiludir o melhor animador do mundo uma vez que era o coordenador no mini-GE, fiz o favor de ir... mas sábado á noite quando estava a refletir arrependi-me profundamente de ter dito que tinha sido um favor, porque mais uma vez eles conseguiram surpreender-me! O que eu achava que ia ser uma tortura foi simplesmente um fim-de-semana em que me senti feliz por poder participar num dos melhores eventos que se realizou este ano no Shalom. Gostei mesmo muito, para além de ficar a conhecer pessoas novas, consegui adquirir conhecimento de experiências diferentes pelas quais essas mesmo já tinham passado!
         Depois deste fim-de-semana garanto a pés juntos, e ponho as mãos no fogo, em como nós somos um grupo com força e com poder enorme! Isto foi só mais um sinal de Deus em que o segredo é não desistir, porque se nós quisermos mesmo, tudo é possível!
         O que tirei deste fim-de-semana foi que devemos partilhar e dar o que podemos sem estar á espera de nada em troca. Este foi o que eu achei mais relevante no fim-de-semana porque é uma coisa que eu tenho grande dificuldade a fazer, não é querer receber um presente mas sim querer um "obrigado".
         Acho que ficou esclarecido que adorei o fim-de-semana, mas volto a repetir, ADOREI PORQUE SHALOM É FORÇA!
         Concluo o meu testemunho dizendo "Amar não é olhar um para o outro"

Alexandra Mateus"







1 comentário:

Anónimo disse...

É muito bom fazer parte deste grupo. Juntos somos mais e melhor.

Shalom*