segunda-feira, 2 de maio de 2011

XX Congresso - Um balanço

Terminou o XX Congresso do Movimento Encontros de Jovens Shalom (MEJ Shalom), que se realizou na paróquia do Cacém, diocese de Lisboa.

O Congresso é um órgão representativo do MEJ Shalom e reúne ordinariamente de três em três anos, constituindo um momento “fundamental de avaliação da ação apostólica realizada pelos jovens e onde se definem linhas de ação pastoral para o próximo triénio”.

No segundo dia do Congresso, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, apresentou os «Desafios Pastorais de Bento XVI à Igreja em Portugal», que ajudaram a “iluminar a definição das linhas de ação do MEJ Shalom”.

Depois de perspectivar o futuro, os congressistas delinearam as seguintes linhas de acção:

  • Cultivar a identidade e o sentido de pertença ao Movimento Encontros de Jovens Shalom, bebendo na mística da exigência e da radicalidade a força para abrir caminhos de compromisso e criatividade, em verdadeira comunhão eclesial.
  • Capacitar animadores através do Processo de Crescimento na Fé para que, evangelizados, se deixem seduzir pela missão de anunciar a pessoa de Jesus Cristo aos jovens que não O conhecem.
  • Discernir propostas de actuação na realidade para que os jovens, contagiados pelo dinamismo da alegria e da esperança, sejam presença transformadora no mundo.
  • O Congresso, terminou neste domingo, dia 01 de Maio, pelas 16 horas, com a Eucaristia, onde tomou posse a Equipa Coordenadora Nacional eleita para o próximo triénio.

    Os parabéns à nova Equipa Coordenadora Nacional eleita para o triénio 2011-2014: Nuno Dias (Coordenador), Andreia Pereira (Secretária) e Mafalda Abreu (Tesoureira), assim como ao recém-criado Conselho Fiscal.

    Sem comentários: