segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carta da Assembleia da Comunidade Shalom à Família Shalom

Carta da Assembleia da Comunidade Shalom à Família Shalom (realizada de 4 a 25 de Julho de 2010 em Fortaleza, Brasil)

Nós, da Comunidade Shalom, estivemos reunidos em Assembleia durante três semanas, de 04 a 25 de Julho, reavivando ‘o dom de Deus em nós’ (2Tim. 1,6), refontalizando a nossa identidade, alimentando a nossa comunhão e acolhendo os apelos de Deus para a nossa missão.

Embora sendo poucos e às vezes até cada um vivendo sozinho na sua realidade, testemunhamos com encantamento e gratidão, os sinais de vida que Deus suscita através da nossa presença e do nosso serviço, na vida dos jovens e das outras pessoas, especialmente nas diversas formas de pertença à Família Shalom.

É a vós, irmãos e irmãs da Família Shalom, que nos dirigimos no final desta Assembleia, com uma palavra de comunhão, partilha e incentivo:

Escrevemos a vós, jovens, porque foi no vosso clamor pela vida em plenitude que Deus fez brotar a semente da nossa Comunidade e vós sois os destinatários primeiros e a parte mais querida da nossa missão! Temos consciência de sermos pessoas de Deus e dos Jovens.

Escrevemos a vós, irmãs da Comunidade Shalom Feminina, porque sois companheiras nos caminhos do serviço, na mística do lava-pés e no sonho de ser sementes de libertação.

Escrevemos a vós, Colaboradores da Comunidade, porque com a vossa generosidade, disponibilidade, serviço qualificado e gratuito, colaborais para que mais sementes possam chegar a mais corações.

Escrevemos a vós, do Movimento de Adultos, porque sois na nossa Família o testemunho vivo de que a juventude permanece, como uma atitude, além da idade, no amor ao ideal do Reino.

Escrevemos a vós, Voluntários Amigos Shalom, porque o vosso serviço generoso e gratuito, simples, dedicado e alegre, nos ensina a entender melhor a mística do lava-pés.

Escrevemos a vós, da Associação Amigos Shalom, porque na vossa solidariedade e corresponsabilidade, experimentamos a presença de Deus que nos apoia, incentiva e provém.

Escrevemos a vós, Casais Shalom, porque o amor que vocês vivem é para nós sacramento do Amor de Deus, criativo, doado, gerador de vida.

Escrevemos a vós, irmãos e irmãs de Consagração Leiga, porque sois na nossa Família o sinal visível da identidade de pessoas consagradas que todos somos pelo Batismo, pessoas preenchidas por Deus, tomadas por Deus, a serviço de todos, na transformação do mundo.

Escrevemos a vós, irmãos e irmãs da Família Shalom, e alargamos a nossa palavra a todas as pessoas amigas e gente de bem, com quem nos encontramos e caminhamos nos campos da nossa missão... escrevemos a todos vós, para dizer que convosco queremos continuar caminhando, servindo cada vez mais e gerando comunhão cada vez mais profunda.

Nesta Assembleia, lembrámo-nos do regador como um símbolo do que queremos ser, para vocês e com vocês, para todas as pessoas, especialmente para os jovens: o regador é para regar, suscitar, cuidar e nutrir a vida. O regador não guarda a água para si mesmo. O regador espalha água, porque foi feito para regar. Ele precisa estar cheio de água, para poder regar, mas é para regar que ele se enche de água. O regador é mediador: a água passa por ele, a água não é dele. Ele acolhe e espalha, doa. Acolhemos de Deus a água que nos vem da Consagração e a fazemos circular entre nós na comunhão que vivemos... para poder espalhá-la. Somos regadores de pessoas, de vidas, de jovens por predileção. Somos regadores da Família Shalom e convidamos a todos para serem regadores também, para todos juntos, como Família Shalom, podermos gerar vida na vida das pessoas e cuidar de tudo o que é vida e que cresce como sinal do Reino.

A tenda é a nossa casa e a nossa condição de vida, o nosso símbolo maior, expressão da itinerância, da simplicidade e da comunhão, do encontro com Deus e com os jovens, a tenda da Aliança. Queremos continuar sendo tenda de encontro nas realidades onde a Comunidade se faz presente e na vida das pessoas onde acampamos. Por isso, também nesta Assembleia nos reorganizamos para continuarmos sendo presença nas diversas realidades e queremos também partilhar com vocês algumas de nossas conclusões:

Comunicamos que nesta Assembleia foi eleito para Coordenador Geral da Comunidade Shalom o Pe. Domingos Cunha. Em Fortaleza, com ele, ficará o Pe. Erick, assumindo a Formação e o Jorge, em fase final do processo de formação. O Pe. José Luís manterá a presença em Belo Horizonte. O Pe. Afonso continua em Braga e o Pe. Vítor em Oeiras. O Pe. Luís Carlos, aquele em quem Deus fez habitar primeiro este ideal que hoje nos une, ele que sempre esteve em comunhão connosco, em breve estará morando numa de nossas casas. Comunicamos ainda que a Casa de Oeiras passa a ser também Casa de Formação, onde os jovens poderão preparar-se para assumir o nosso estilo de vida. Assumimos o compromisso de dar os passos necessários para iniciar o nosso trabalho na Igreja de Angola. E queremos partilhar também que as nossas Casas, em cada realidade, estão abertas para que pessoas da Família Shalom nelas possam fazer uma experiência de vida comunitária e para que jovens do Movimento possam fazer a experiência de um compromisso temporário, dedicando um ano ou dois anos das suas vidas ao trabalho de evangelização da juventude.

E para continuarmos alimentando a comunhão que já existe e que faz avivar em todos nós o dom de Deus, tomamos a iniciativa de convidar todas as formas de pertença à Família Shalom – Movimento Encontros de Jovens Shalom, Comunidade Shalom Feminina, Colaboradores, Voluntários Amigos Shalom, Associação Amigos Shalom, Casais Shalom, Movimento de Adultos e Consagração Leiga – para todos juntos prepararmos o Grande Encontro da Família Shalom, a realizar-se em Julho de 2012. Vamos reunir as pessoas de todas essas formas de pertença, de Fortaleza, de Belo Horizonte e de Portugal para, todos juntos, partilharmos e aprofundarmos a nossa identidade como Família Shalom.

A todos convidamos a trabalhar para o fortalecimento da evangelização da juventude, para a construção de pessoas animadas por uma espiritualidade integradora de todas as riquezas da vida, para a transformação e a libertação da pessoa humana e da História.

Unidos nas nossas Igrejas locais, viveremos como sementes do Reino de justiça, de paz, de fraternidade e de solidariedade, buscando encarnar a misericórdia e a ação libertadora do nosso Deus Trindade Santa.

Um abraço a todos, de todos nós que fazemos a Comunidade Shalom!

Tabuba, 25 de Julho de 2010

Sem comentários: