Teve lugar no dia 1 de Maio mais um encontro de crismandos da paróquia de São Miguel da Sé. Cerca de 20 jovens aceitaram o desafio de passar um dia diferente. Tendo como pano de fundo o magnífico espaço do Castelo e da Igreja de Santa Maria do Castelo, o encontro teve como tema os Dons do Espírito Santo. Durante a manhã s jovens foram convidados a preparar alguns dos momentos da Eucaristia de Crisma. Já durante a tarde houve tempo para um peddy-paper que levou os jovens do Castelo até à Sé. Em cada uma das paragens os jovens foram convidados a pensar nos vários dons do Espírito Santo e no sentido que têm na vida de um cristão. O encontro terminou com Eucaristia na Sé de Castelo Branco.
Testemunho
"Tudo começou na manhã de Sábado. Quando cheguei ao Castelo e encontrei os meus animadores e os meus amigos, desanimei um pouco quando vi que éramos poucos em comparação ao último fim-de-semana, mas não tardaram a chegar mais.
Começámos com os cânticos e umas brincadeiras, formámos uns grupos e eu e a Carolina que já tínhamos experimentado o fim-de-semana de preparação quase que fizemos o pino para animarmos o nosso grupo e fazê-los falar e aperceberem-se de que o dia não ia ser tão chato quanto pensavam.
Não tardou a chegar a nossa primeira tarefa como grupo, que era nada mais nada menos que preparar uma das partes do nosso crisma. Com a ajuda da Guida os "novatos" perderam a vergonha e começaram a dar ideias para o ofertório. Resultou bastante bem.
Depois foi a altura do almoço em que fizemos aquilo para que o Shalom apela, Partilha. Partilhámos almoços, convivemos, e aproveitámos para jogar à bola e conhecer o castelo.
Após este momento de relax foi altura de pôr mão à obra. O nosso desafio foi mostrarmos o que era o "Espírito Santo", o que nos levou a um trabalho de equipa que terminou num peddy-paper onde aprendemos os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus . O peddy-paper levou-nos a vários locais da cidade, proporcionou-nos momentos diversificados de desafio e alegria. Finalmente após lancharmos e ensaiarmos tivemos missa na Sé, fiquei particularmente feliz ao ver que vários dos jovens participaram na missa juntamente com o Shalom. Espero que continuem e voltem, o Shalom está sempre aberto a novas pessoas."
Ana Catarina (Crismanda e Membro do Grupo de Pré-Encontro de S. Miguel da Sé)
Sem comentários:
Enviar um comentário