quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Balanço do Mini-GE 2008

"Ai de mim se não evangelizar" foi o mote dado para o Mini-GE 2008 em Castelo Branco.


Cerca de 40 jovens, das paróquias de S. Miguel da Sé e de Nossa Senhora de Fátima, pararam durante 3 dias para debaterem o tema "Evangelização: Desafio de uma vida". Partindo da análise da realidade dos jovens de hoje em dia e da sua relação com a Igreja, os jovens foram convidados a reflectir o que é a evangelização (com a preciosa ajuda do Pe. Neves), o que significa seguir Cristo, qual o papel da Igreja na evangelização, e concretamente como é que os jovens do Movimento Shalom podem ser o fermento no meio da massa. Também se fez a ponte com o marketing e de que forma a Igreja pode utilizar o marketing na evangelização. O encontro terminou com Eucaristia celebrada na Sé de Castelo Branco.




Testemunhos:

Mini -“Enorme” Encontro de Castelo Branco (Vanessa Gonçalves - SP da Sé)
Pelos dias 12,13 e 14 de Setembro de 2008 realizou-se na cidade de Castelo Branco o 1º Mini-Ge. Foi organizado, pela equipa que participou no Grande Encontro que teve lugar em Porto de Mós. Equipa essa principiante quer no GE, quer na organização de um Mini-Ge. Foram escolhidas 3 pessoas para a equipa de animação de plenário e os restantes 5 participaram nos exteriores. A minha participação no Mini-Ge foi como exteriores, tarefa essa que nunca tinha experimentado e que adorei desde o início, embora seja bastante complicado conseguir dividir-me pela cozinha, capela e secretaria e ainda ter que contactar com o plenário para saber se tudo corre pelo melhor, não é um trabalho fácil, mas também contei com a ajuda de uma equipa espectacular por isso e apesar de algumas coisas que não tivessem corrido como queríamos conseguimos cumprir as nossas tarefas, sempre com vontade de explodir todos os sentimos que nos tinham sido transmitidos no Grande Encontro.
Mas a equipa de exteriores tinha o seu trabalho dificultado, visto que não tínhamos guião nem roteiro e evangelizar pelo paladar da comidinha não é tarefa fácil. Penso que conseguimos através da nossa boa disposição cativar todos os participantes e penso que cada um saiu destes 3 dias mais forte, corajoso e guerreiro para enfrentar o nosso mundo e revolucioná-lo.
Ai de nós se não
Evangelizarmos.


Carolina (Pré-Encontro de S. Miguel da Sé)
Abdiquei deste último fim-de-semana de férias para estar neste encontro...não estou arrependida de o ter feiito, pois este mini-GE foi como que um monte de pequeníssimos grãos de areia que me fizeram crescer.
Como falámos neste encontro, Ele pediu-nos para deixarmos o que nos é mais importante para O seguirmos, vi-me numa situação idêntica; deixei o comodismo do meu lar, a minha família para estar ali.
Esperava que as pessoas que prepararam este mini-GE me fizessem sentir saudade...Conseguiram!
A emoção, a alegria, a vontade de estar ali e a nossa enegria encheu aquele plenário.
Particularmente, adorei este encontro, as orações, o tema, o ambiente...E espero sinceramente que a alegria que senti se repita por muitas vezes. Afinal, o último fim-de-semana de férias não podia ter sido melhor!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mini-GE




Shalom amigos!
Estamos quase a iniciar um novo ano pastoral e, pela primeira vez na nossa diocese, vamos realizar o mini-GE. O tema a debater será “Evangelização – desafio de um vida”.
O mini-GE terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Castelo Branco. Terá início pelas 17 horas de 6ª feira e, nesse dia, o jantar será partilhado; terminará domingo às 18:30 horas com eucaristia na igreja de S. Miguel da Sé.
A taxa de participação do mini-GE é de 6.5€, que será utilizado para compra de alimentos para as refeições e para fotocópias. Lembramos ainda que, caso não tenhas possibilidades de pagar a taxa de participação, deverás contactar alguém da equipa de animadores. Para este fim-de-semana será necessário levar:
- Caderno e caneta
- Livro de cânticos
- Instrumentos musicais
- Copo, Prato, Tigela, Talheres
- Boa disposição e vontade de trabalhar

Para melhor nos organizarmos pedimos que, até dia 9 de Setembro, confirmem a vossa presença, por e-mail ou telemóvel.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Castelo Branco...um sonho tornado realidade


O sonho de levar o Movimento até à cidade de Castelo Branco começou a tomar forma no ano de 2006 com a animação dos retiros de preparação para o Crisma. Em Setembro do mesmo ano davamos início aos pré-encontros nas três paróquias da cidade.

Uma caminhada longa fizémos e a 14, 15 e 16 de Dezembro de 2007 teve lugar o primeiro encontro inicial da diocese que contou com 40 participantes.

Neste momento a diocese conta com dois secretariados paroquiais - S. Miguel da Sé e Nossa Senhora de Fátima - e já em fase de arranque dois novos grupos de pré-encontro nestas duas paróquias.


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Movimento Shalom - 40 anos a evangelizar

Shalom é uma palavra hebraica que significa, entre muitas outras coisas, PAZ! Este significado é importante para saber o porquê da utilização desta palavra pelos jovens que tornaram possível o sonho de outro jovem na altura seminarista, Luís Carlos.

Tudo começou em Angola no início dos anos 60. Angola era um país marcado pela guerra colonial onde os jovens ansiavam pela PAZ e tinham vontade de ser Igreja! De repente algo no seio da Igreja Católica abria horizontes e dava esperança a esses jovens! Era o
Concílio Vaticano II. Estes jovens sentiram então o apoio da Igreja para revolucionarem e rejuvenescerem a forma de SER Igreja e de fazer Jesus Cristo vivo!

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial,estes jovens viram-se obrigados a partir para que este sonho Shalom não morresse. Então com Jesus Cristo no coração e o lema “Evangelizar os jovens pelos jovens” a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente de um Cristo irmão, de um Cristo jovem em Portugal e no Brasil!

Em Portugal os jovens espalharam-se por Lisboa, Braga, Santarém, Aveiro e Viseu.
Já no Brasil e por intermédio dos Padres da Comunidade Shalom, o Movimento é acolhido pelos Bispos do Ceará, no Nordeste brasileiro.